Conhecendo o Grupo de Estudos “Introdução ao Grego Antigo” da Universidade Federal do Ceará (UFC)

5/18/2013 08:42:00 AM

*Reportagem feita para a disciplina de Jornalismo na Internet





Por: Francisca Raquel Queiroz Alves Rocha

            O estudo de uma língua estrangeira é indispensável hoje em dia, para o aprimoramento profissional ou para saciar uma necessidade de aprender não só uma língua, mas a cultura e os costumes de um dado povo.

            Muitas pessoas optam estudar o inglês, espanhol, francês, italiano, japonês, e etc. Mas o que dizer de enfocar esse aprendizado em uma língua clássica ou antiga?

            Com a necessidade de sanar algumas dificuldades referentes ao estudo de textos filosóficos originais por parte dos alunos do Curso de Filosofia da UFC– Campus Cariri, surgiu a ideia de criar um grupo de estudos voltado a língua grega.



            Tendo como idealizadora a professora Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira, esse projeto está ligado ao Programa de Extensão do Núcleo de Estudos do Pensamento Antigo e Medieval (Nepam). Iniciou–se no dia 11 de abril e tem duração de aproximadamente nove meses. É uma oportunidade de graduandos, graduados, professores e estudantes tanto da UFC como também de outras instituições de ensino, terem o contato com o estudo instrumental de uma língua tão ligada a nossa cultura ocidental.

            “Estudar tanto o grego como o latim, permite que a gente conheça melhor a nossa língua. Muitas das nossas palavras e das estruturas do nosso pensamento, tem raiz grega e do latim”, explica a professora Camila.

            As aulas são dinâmicas e exploram a leitura de textos, pronúncias, gramática, tradução, vocabulário e atividades de fixação de conteúdo, utilizando como base, um livro bastante conhecido e conceituado no meio acadêmico, o “Helleniká– Introdução ao Grego Antigo” de Jacyntho Lins Brandão.



            Camila Prado esclarece sobre este manual: “Ele permite desde o começo do estudo que a gente lide com pequenos textos originais (...). Ele também favorece uma coisa que em geral, não se tem no estudo do grego antigo, que é a gente falar em grego. Obviamente, a gente não tem certeza sobre a pronúncia que os gregos usavam, e provavelmente ela mudou (...). No entanto, a gente usa uma pronúncia erasmiana que foi criada e construída a parti de certos indícios da língua grega.”

            Alguns alunos que estavam presentes na aula desta última quinta–feira, dia 09 de abril, aceitaram deixar um depoimento sobre o curso, pra quem ficou curioso sobre a proposta e que serve também de incentivo pra quem deseja aprender tal língua, expressando as motivações que o atraíram, as experiências e expectativas quanto esse projeto:

Otácilo Luciano de Sousa Neto– 7º semestre– Curso Filosofia– UFC
É uma oportunidade de aprender grego para utilizá–lo olhando as obras originais dos filósofos da Grécia Antiga (...). Todos os grupos que estão sendo ofertados pelo Nepamsão uma forma de perceber a riqueza da nossa cultura que a gente recebeu da Grécia Antiga.”

Carolina da Silva Menezes– 3º Semestre–Curso Filosofia– UFC

“O que me atraiu a fazer o curso foi justamente pra aprender um pouco mais da Cultura Grega, que a gente aprende através da língua.”

Alex Moraes de Melo– 7º semestre– Curso Filosofia– UFC

“Algumas traduções das obras de Platão, Aristóteles, chegam meio deturpadas. É legal que você tenha pelo menos um conhecimento de nível básico. É interessante. E eu acredito que daqui pra frente, as coisas no curso vão ficar mais complexas e muito melhor!”

Miguel Pereira– Estudante

“O que me atraiu nesse grupo de estudos foi a vontade de aprender novas línguas, aprender novas culturas, porque cada língua é uma cultura. Eu estou gostando e procuro aprender cada vez mais o grego.”

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Fique Atento:As aulas de Introdução ao Grego Antigo acontecem todas as quintas–feiras, na sala 53, nos horários das 14 às 18 horas, no prédio da UFC Cariri.


Desvendando o Nepam
           
            O Núcleo de Estudos do Pensamento Antigo e Medieval é um programa de extensão do Curso de Filosofia da UFC Cariri, que se preocupa com discussões e reflexões relacionadas a “cultura clássica, antiga e medieval”, como também estimular a pesquisa e o trabalho acadêmico/educativo.

            As atividades desenvolvidas pelo programa são gratuitas e qualquer pessoa pode participar. O importante é mostrar a interdisciplinaridade que abrange as discussões filosóficas, que não giram em torno de seu próprio universo, mas encontram–se interligadas, por exemplo, com a psicologia, história, sociologia, pedagogia, etc.

            Para o ano letivo de 2013.1, ofertam–se as seguintes atividades:

1-O pensamento de Paulo Freire
2-Ciclo de apresentação de diálogos de Platão
3-Ética a Nicômaco de Aristóteles
4-Grupo de Estudo Trivium
5-A questão do prazer na filosofia antiga
6-Introdução ao Grego Antigo
7-Grupo de Teatro Armador Nepam
8-Seminário de Pesquisa para TCC
9-Egresso do Curso de Filosofia

            Para mais informações, procure a Coordenação do Curso de Filosofia ou ligue para o telefone (88)– 3572– 7225. Se preferir, mande um e–mail para nepam.ufcariri@yahoo.com.br ou acesse o facebook do grupo: pt-br.facebook.com/NepamUFCariri.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários