Animais possuem alma?

5/26/2015 10:27:00 AM

Eu tinha um questionamento de vida que foi respondido com algumas pesquisas feitas em um dado tempo e que compartilho com vocês... Eu vivia me perguntando se os mais variados tipos de plantas/vegetais, e principalmente, os animais tinham realmente uma alma... Eu já possuía o conhecimento de que algumas correntes/religiões/seitas que pregam os princípios do paganismo, acreditam que toda a criação referente a Mãe-Natureza/Deusa-Mãe possuem alguma espécie de energia, e sendo assim, deve ser preservadas, cuidadas, protegidas, respeitadas, amadas...




Talvez você goste de ler:


Talvez você goste de ler:

Há também muitos mitos indígenas que atribuem a criação do céu, da Terra e do homem as divindades-animais, como por exemplo, os Haida, tribo que se encontra atualmente vivendo na Ilha do Príncipe de Gales, no Canadá (grupo chamado Kaigani); e outros na Ilha da Rainha Carlota (no Alasca). Eles têm como divindade o Pai-Gaivota, o corvo, o urso, o lobo, etc, que pertence ao folclore cultural da criação de tal povo.



Talvez você goste de ler:

A religião oriental Shinto ou Xintoísmo, (que significa Caminho dos Kami) e nasceu a partir da hibridização com outras religiões como xamanismo e animismo, adora a natureza, já que esta representa a própria oportunidade da vida humana. Dentro desta religião, há praticantes crentes de que todas as coisas existentes no mundo tem alma/essência/divindade/energia, até os objetos/máquinas/equipamentos que confeccionamos/construímos/criamos, já que, na elaboração do mesmos, são utilizados elementos que possuem "energia" ou alguma manifestação dos que eles julgam ser vida. Por exemplo, na confecção de uma cadeira, foi utilizada a madeira de uma árvore que na sua essência possuía uma energia específica. Essa energia apenas se transforma, mas não deixa de existir, e está lá naquela cadeira que você está sentado. 

Talvez você goste de ler
Shinto

Talvez você goste de assistir
Ergo Proxy (carrega ideais do Xintoísmo)





Pesquisando no catolicismo, doutrina esta que eu sigo, encontrei respostas que sustentam a ideia de que os animais possuem alma. São Tomás de Aquino em sua Suma Teológica afirma que há seres corpóreos, além do homem, que possuem alma, apesar da diferenciação da mesma em relação ao homem. Ele responde que as plantas e os animais têm alma e que a diferença é que "a alma das plantas é exclusivamente vegetativa (poder da nutrição, de crescimento e de reprodução); a dos animais, além de ser vegetativa, possui o lado sensitivo (cognoscitivas <ver, ouvir, cheirar, gostar e apalpar>, cognoscitivas sensíveis <senso comum, imaginação, instinto e a memória> e afetivas <apetite sensitivo, vontade e livre-arbítrio>) e a humana, além dessas faculdades já mencionadas, possui a inteligência/razão" (PÉGUES, 1942, p.24-25 e 37-38).



No famoso livro apócrifo de Enoque, muito utilizado no cristianismo primitivo e atualmente, abolido depois de vários concílios que escolheram os evangelhos que deveriam fazer parte da Bíblia Sagrado, no capítulo 57, Enoque assim diz para seus filhos: "E como cada alma do homem é contada em números, da mesma forma os animais não perecerão, nem todas as almas dos animais que o Senhor criou, até o grande julgamento, e eles irão acusar o homem, se ele não cuidar bem deles" (s/d, p. 28).

No espiritismo, um dos maiores representantes (para mim) chamado Chico Xavier, já dizia: "Ninguém cruza o nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão (...) Acolhe e  abrigue um animal abandonado. O bem que praticares, em algum lugar, é teu advogado em toda a parte". 

Por isso, vamos refletir e adquirir mais consciência de que o bem ou mal que fazemos as pessoas ou aos animais, terá retorno em nossas vidas, seja na Terra, no Céu, no Inferno, no Purgatório, ou em qualquer lugar destinado aos justos e injustos de acordo com sua doutrina.

Referências

PÉGUES, R. P. Tomás. A Suma Teológica de São Tomás de Aquino em forma de Catecismo. O. P. Editora. Taubaté, São Paulo, 1942.

Livro dos Segredos de Enoque. Disponível em: http://www.autoresespiritasclassicos.com/



E você? Tem algo a acrescentar sobre o tema? Comente ;))

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários