Novas atualizações na lista de empresas que fazem testes ou não em animais

8/04/2015 07:18:00 AM

Recentemente, estive mandando e-mails para outras empresas, nas quais, sou consumidora de seus produtos, com o intuito de saber se há a realização ou não de testes em animais ou a utilização de métodos alternativos para comprovar a eficácia de seus produtos. As novas empresas acrescentadas na lista abaixo, assim se manifestaram via e-mail:

1. Kimberly-Clark (resposta em 04-08-2015)
Resultado de imagem para Kimberly-Clark

A Kimberly-Clark é uma empresa com atuação em inúmeros países e com isso atua com uma política global que não permite testes em animais. A empresa está comprometida com a eliminação de testes em animais e está igualmente comprometida com a saúde e segurança de seus consumidores.


No Brasil, como regra, a Kimberly-Clark não utiliza esse tipo de teste para cosméticos, papel higiênico ou produtos que aceitem metodologia alternativa. Os lenços umedecidos Huggies, bem como toda a linha de banho e pós banho Huggies Turma da Mônica Baby, são produtos classificados como cosméticos pela legislação atual. Os produtos passam por rigorosos estudos de segurança, todos realizados em seres humanos, voluntários acima de 18 anos, o que nos garante a comprovação de que o produto é seguro para uso e pode ser comercializado.



Porém, de acordo com legislação brasileira em vigor - Portaria 1480/90 do Ministério da Saúde - para produtos descartáveis existe a obrigatoriedade de testes em animais para averiguar irritação cutânea (na pele). Absorventes, protetores e fraldas seguem esta portaria. Infelizmente, por enquanto, não existem metodologias alternativas regulamentadas para produtos descartáveis. Esta é a única forma legalmente estabelecida para comprovar a segurança dos produtos descartáveis em termos de irritabilidade. A Kimberly-Clark se mantem continuamente alinhada com os comunicados de novas alternativas dos testes para, assim que for apresentado um novo método, possa já alterar suas práticas. 


2. Hypermarcas (04-08-2015)

A Hypermarcas possui duas unidades de negócio, Medicamentos e Consumo.


A Hypermarcas Consumo tem como princípio:



Antes da comercialização de um novo produto, realizamos estudos clínicos de segurança e eficácia, que são coordenados por médicos dermatologistas, de laboratórios devidamente credenciados e que não realizam testes em animais.



Este procedimento oferece à empresa maior segurança, credibilidade e confiança junto aos consumidores. A empresa também não realiza testes em animais.



As matérias-primas e embalagens utilizadas em nossos produtos são devidamente aprovados e autorizados pela ANVISA e temos um processo de qualificação e certificação de fornecedores que avalia periodicamente seu sistema de gestão de qualidade, incluindo requisitos legais e regulatórios.



3. Ativa Indústria e Comercio de Produtos de Higiene e Limpeza  (03-08-2015)

Resultado de imagem para Ativa Indústria e Comercio de Produtos de Higiene e Limpeza
Diante do email devo esclarecer que a Ativa Indústria e Comercio de Produtos de Higiene e Limpeza Ltda é uma empresa que se compromete com a qualidade de todos os seus produtos conforme registros de controle dispostos na empresa e que comprova suas ações diante das fiscalizações dos orgãos competentes.Quanto a nossa portaria 
 Portaria nº 1480, de 31 de dezembro de 1990
Requisitos de Qualidade 
" As matérias-primas presentes na composição desses produtos deverão ser de natureza atóxica, para confirmação da qual serão submetidas, obrigatoriamente, aos seguintes ensaios pré-clínicos: irritação cutânea primária e sensibilização.Esses ensaios serão efetuados para cada tipo de matéria-prima empregada na confecção desses produtos, e deverão ser repetidos toda vez que for(em) mudada(s) a(s) matéria(s)-prima(s) especificada(s) no processo de fabricação"
 Como podemos ver, esses ensaios são desnecessários uma vez que sempre utilizamos a mesma matéria prima (celulose, gel, TNT... todos de atoxidade comprovada pelos fornecedores) apenas mudamos a quantificação da mesma de um produto para outro. E para a nossa matéria prima e produto final avaliamos o número de microrganismos aeróbicos viáveis presentes e a presença ou não de determinadas espécies microbianas em todos os nossos lotes conforme a portaria vigente. 
 4. Flora(31-07-2015)
Resultado de imagem para minuano flora
A Flora tem como princípio oferecer o máximo de cuidado aos seus consumidores na rotina de Higiene, Limpeza e Cuidados Pessoais. Exigimos sempre a melhor qualidade em nossos produtos e serviços, e ouvimos nossos consumidores e clientes para melhorar sempre.
Saiba que nossos produtos são feitos com o máximo de cuidado e controle de qualidade, oferecendo bem estar para você e sua família.
Esclarecemos que os produtos Flora não são testados em animais, apenas In vitro.





5.Empresa 3M

Recebemos sua solicitação por informações mais específicas a respeito de testes de produtos com animais.
3M Global tem como princípio a segurança de seus consumidores, funcionários e do público em geral. Assim, procuramos oferecer sempre produtos seguros por meio de intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento. 
Além disso, por anos, temos sido colaboradores do Centro John Hopkins nos EUA para contribuir no desenvolvimento de alternativas para testes com animais. 
A 3M tem 109 anos e está no Brasil há 65 anos. Globalmente, nossa empresa comercializa cerca de 55.000 itens, o que representa um universo gigantesco de diversidade. Por muitos anos, a 3M tem trabalhado e adotado, sempre que possível, métodos alternativos, modelos in vitro e computacionais, análises de risco, entre outros, alinhada com os princípios consagrados de pesquisa mais modernos. 
A 3M compartilha de sua preocupação com a realização de testes em animais no desenvolvimento dos produtos.
Aqui no Brasil, alguns pouquíssimos produtos que comercializamos, dentro de nosso portfólio local com cerca de 15.000 itens, requerem testes por força de legislação. Somos impactados pela Portaria nº 1480, do Ministério da Saúde, de 31 de dezembro de 1990, que regulamenta a comercialização de produtos absorventes higiênicos, exigindo realização de testes pré-clínicos e mais recentemente, uma portaria do Inmetro tornou compulsória a certificação para artigos escolares desde 2010. 
Aproveitando nosso contato, queremos compartilhar algumas informações de nossa empresa: a 3M é reconhecida por cultivar padrões éticos inflexíveis, ter em nossos valores profundo respeito pelas pessoas (clientes, funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, parceiros de negócio, comunidades etc.) e desenvolver programas sólidos de responsabilidade sócio-ambiental, além de nossa contribuição centenária no universo da inovação .
Na área da responsabilidade ambiental, fomos pioneiros quando lançamos, ainda em 1975, o Programa 3P que já desenvolveu mais de 8.600 projetos de substituição de matérias-primas, reciclagem de resíduos, redução de perdas e implementação de novos processos de fabricação que já evitaram a geração de mais de 3 bilhões de quilos de poluentes.
Não responderam até agora: 
RAIMUNDO DA FONTE S.A
JUÁ
CICP- CIA IND. DE CELULOSE E PAPEL
GFG COSMÉTICOS LTDA
CORPO DOURADO COSMÉTICOS- DUVALLE LABORATÓRIO



Lista atualizada em 04-08-2015

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários