Resenha do livro A construção da Notícia, Miquel Alsina

9/03/2015 08:35:00 AM


Resultado de imagem para . A construção da Notícia miquel alsinaIDENTIFICAÇÃO DA OBRA:


ALSINA, Miquel. A construção da Notícia. Petrópolis. Vozes: 2009.

               A obra acima mencionada aborda as questões relacionadas ao discurso jornalístico, levando em conta o aspecto social e informativo da notícia e da profissão do jornalista, formado de opinião, ampliando e discutindo conceitos e características.



RESMUO DO CAPÍTULO: AS NOTÍCIAS

                    Esta resenha, trata–se exclusivamente do capítulo 09 “As notícias” do livro “A construção da notícia” de Miquel Alsina, tendo como finalidade, direcionar um estudo aprofundado sobre o papel do jornalista na construção da notícia, a busca pelo acontecimento, como podemos testar a veracidade dessa notícia, o público alvo que é destinado essa notícia, etc. Primeiro, se faz necessário conceituar notícia: é uma informação, conhecimento ou resumo de um acontecimento. No texto, nota–se que a busca pela notícia (moldada a partir dos acontecimentos diários) é o que mais interessa ao jornalista e conseqüentemente aos leitores, que “buscam se atualizar no mundo”.
                 No texto, discute–se que a notícia (vista também como produto de uma sociedade) é gerado por um acontecimento individual e coletivo, que pode ser ou não verídico, cabendo ao jornalista a apuração desses fatos ou a busca por novas fontes que venham acrescentar novas informações que servirão de base para aquela notícia. Porém, para que seja criado a notícia, se faz necessário um ou mais sujeitos emissores, que divulgarão essas histórias até que elas cheguem “aos ouvidos” dos receptores.
                  Em seguida, constatamos que o conceito da notícia encontra-se dividido por dois grupos: o primeiro grupo acredita que ela é o “espelho da realidade”. Já o segundo, trata a notícia como uma “construção da realidade”. A notícia representa ou reflete o cotidiano da nossa realidade social, sendo assim, o jornalista assume um importante papel social: o seu discurso está voltado à “criação discursiva de um mundo possível”, manifestado na notícia.
                A construção da notícia está ligada a três fatores cruciais: o mundo real ou o mundo dos acontecimentos e fatos, o mundo de referência e o mundo possível, que é construído pela observação e análise do mundo real. Com isso, o jornalista saberá “qual o acontecimento que precisa relatar”. Distingue–se também a diferença entre fato, notícia e informação. O fato é um fragmento de nossa realidade, a notícia é um resumo de qualquer fato e informação é a versão jornalística de um fato transformado em notícia. Na composição ou construção de um fato ou acontecimento, o jornalista realiza um processo chamado de abdução, ou seja, introduz novas linhas de raciocínio, criando uma espécie de hipótese interpretativa, que permitirá determinar qual é o valor daquele acontecimento.



CONCLUSÃO:

             Acredito que este livro serviu para o meu aprendizado, ampliando e possibilitando a aquisição de novos conceitos relacionados ao jornalismo, sendo indicado para alunos de graduação e profissionais da área jornalística, visando a compreensão de processos, meios e recursos que estão intimamente ligados ao jornalismo, como também na construção e elaboração da notícia.


  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Me lembrou a faculdade (comunicação social), a gente lia muito desses estilos de livros. Eu acho super interessante :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo! Isso serve até pra gente que é blogueira, pra ter um conhecimento a mais na elaboração de nossas matérias. Ai esse texto estava guardado e pensei em publicar aqui hahaha. Obrigado pelo seu comentário. É verdade que faz aniversário em setembro?

      Excluir