Projeto: A canção de Gaia

12/03/2015 07:35:00 AM

   



           O tema deste projeto gira em torno das reflexões que surgem a partir de músicas como constituinte pedagógico da Educação Ambiental aliada com os princípios ecológicos por elas (músicas) propagadas.


A música como instrumento de crítica social diante de um problema, pode influenciar o indivíduo em busca de uma nova forma de pensamento e de como ver o mundo ao seu redor.

        Se faz necessário durante esse processo de aplicação deste projeto (em escolas ou comunidades da cidade de Juazeiro do Norte), explorar mais as noções de significados e transformações conceituais dos termos natureza, ambiente, meio ambiente e ecologia. Com essa noção, pode-se abordar a história evolutiva dos problemas ecológicos, para que apresente-se as discussões sobre o desenvolvimento sustentável. 

Agora é possível discutir e exemplificar com as músicas nas quais os temas ambientais sejam expostos e que funcionem como mecanismos de crítica social na proposta de uma educação ambiental ancorada na conscientização dos indivíduos e na cidadania, analisando a música, no contexto de sua produção, de significados que o artista deseja expor ao público e como pode-se intercalar com os princípios ecológicos e o desenvolvimento sustentável.

E por fim, antes de encerrar cada encontro, será realizado uma atividade reflexiva diante de tudo que foi exposto, que futuramente será exposto neste blog e constituirá em uma pesquisa acadêmica pessoal.

       Então aguarde os próximos passos do projeto A Canção de Gaia: os ecos, uma vez inaudíveis, de uma natureza fragilizada e triste, despertará os espíritos de seus verdadeiros guerreiros rumo a última batalha pela salvação da vida na Terra!


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários