#Tag 12 meses de Poe (dezembro)

12/03/2016 01:35:00 PM

Resultado de imagem para conto revelação mesmeriana O último mês do desafio e cumpri logo com o prometido: estou de alma lavada. Este mês, volto com um poema de Poe: To Helen. Dedicado a Jane Stanard, a mãe de um amigo de infância. Foi publicado em 1831:

Resultado de imagem para to helen edgar allan poe
Helen, thy beauty is to me 
   Like those Nicéan barks of yore, 
That gently, o'er a perfumed sea, 
   The weary, way-worn wanderer bore 
   To his own native shore. 

On desperate seas long wont to roam, 
   Thy hyacinth hair, thy classic face, 
Thy Naiad airs have brought me home 
   To the glory that was Greece,       
   And the grandeur that was Rome. 

Lo! in yon brilliant window-niche 
   How statue-like I see thee stand, 
The agate lamp within thy hand! 
   Ah, Psyche, from the regions which 
   Are Holy-Land! 


Em "Para Helen", Poe nitidamente compara a sua Helena com a Helena de Tróia, que com sua beleza e amor, conduziu indiretamente uma guerra.  Também há alusões a Psiquê, a esposa do Cupido, realçando mais os aspectos de amor, beleza e alma.


E é claro, fazendo referência ao texto lido, temos a poesia referente a este trabalho de Poe, retratado em meu livro "As mulheres de Poe"

Doce ilusão

(Para Helena)
Um sinal no céu, o sol está queimando
E ele escreve na minha pele
Você é minha, somente minha
Eu cometi erros por você, eu perdi minha alma
Agora nesta eternidade
Eu estarei tão solitário...

Doce ilusão, você me amará?
Bela ilusão, você me amará?

Doce ilusão, eu amarei você esta noite
Beleza é o nome da mentira
Não seja um tolo
Doce ilusão, eu trairei você esta noite
Beleza é o nome da mentira
Eu quebrarei você em pedaços...

Uma música dentro de mim está cheia de sonhos
Eu prendo eles e coloco para fora os medos
Eu mando uma mensagem dizendo, meu amor
Mais uma vez novamente, me deixe ser seu escravo!

 Anna Costa
No blog da Anna Costa e no facebook oficial do projeto, o conto escolhido para ser discutido este mês foi  O Retrato Oval. Acompanhe a discussão coletiva das impressões da primeira obra de Poe neste ano de desafio de leitura ;)

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários