#Tag 12 meses de Poe- ano II- (janeiro)

1/29/2017 07:50:00 AM



Olá queridos, como vocês estão? Hoje começamos mais um ano do projeto da Anna Costa #12mesesdePoe. Como foi bem lembrando, neste ano teremos um conto e um poema  a ser debatido. O poema escolhido é The hautend place.

V Mas seres maus, trajados de luto,
 assaltaram o alto trono do monarca;
Sobre a poesia: É de 1839, e posteriormente incorporou o conto The fall of the house of Usher. No meu entendimento, há um monarca temente ao sobrenatural, como um a força capaz de interferir em seu reinado, bem como em seu destino. Descreve em 48 linhas, as belezas do reino, as características do rei, e por fim, o medo dos espíritos. Ao descrever o reino como partes de um corpo humano, não poderia ser uma metáfora ou alegoria em relação ao medo do próprio homem moderno e pensante acerca uma força invisível mais tão presente em nossas vidas, os véus de uma existência incompreendida e indecifrável chamada Sobrenatural?

 The Haunted Palace" foi um dos poemas destacados em The Poets and Poetry of America , de Griswold, uma das primeiras antologias da poesia americana em 1842. [4] Quando o poema foi reimpresso pelo Novo Mundo em 1845 , Charles Eames apresentou-o como requintado (wikipedia)

Sobre  o conto:  Foi publicado em 1839 e versa sobre o terror do subconsciente humano. Um homem que passeia em seu cavalo sente temor ao vislumbrar a fachada da casa de Usher. Tais sentimentos e sensações talvez fossem delírios do ópio de ontem a noite. Tal senhor à cavalo, era amigo de Roderick e recebera antigamente uma carta um tanto quanto perturbada de seu amigo. Sendo recebido pelo criado e pelo médico da família, o jovem foi conduzido ao quarto, onde o senhor daquela casa o aguardava. O espanto ao ver o estado de saúde de Usher é eminente: a única coisa que o mantinha em paz e são era a música. 

Logo, Usher diz que a razão de seu terror e insanidade é o medo de perder a única irmã, Madeline, que possui e que está acometida de uma grave doença. Portando o seu instrumento, uma violão, Usher declama os versos que constituem a história do PALÁCIO ASSOMBRADO.

Madeline morreu e o seu irmão deseja preservá-la em uma cripta da família. O jovem amigo auxiliá-o nos preparativos, mas sente-se profundamente atraído pelas superstições de Usher. Em uma noite tempestuosa, vendo a ansiedade de Usher, o amigo resolve ler um de seus romances favoritos, como forma também de espantar o medo que lhe corrói, pois ouve passos, vozes e ver sombras, por mais que negue. O irmão está certo que Madeline fora enterrada viva


De repente, a figura fantasmagórica da mulher ressurge, e leva o irmão 


Não resta outra opção ao amigo, do que fugir daquela horrenda noite


Você pode ser ler a versão do projeto Clássicos ilustrados: https://doisespressos.files.wordpress.com/2009/11/classicos-ilustrados-edgar-allan-poe-a-queda-da-casa-usher.pdf

Continuarei linkando com o meu livro lançado em janeiro do ano passado, "As mulheres de Poe", com a finalidade de trazer contribuições  a mais neste projeto:

Resultado de imagem para as mulheres de poeResultado de imagem para as mulheres de poe

Sobre as duas obras apresentadas, não há poesia desenvolvida por mim que trate desta intertextualidade. Fica para a próxima!

Anna Costa

Sobre o cronograma, não foi feito por mim nenhuma alteração. As discussões serão pela página no facebook no link a seguir: https://www.facebook.com/12mesesdepoe




Preste atenção nos links para se inscrever e participar

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários