#Tag 12 meses de Poe- ano II- (maio

5/24/2017 09:14:00 AM


O Gato Negro é um conto de 1843. Particularmente é o único conto que eu não gosto de Poe :((. Tem questões importantes e tensas como por exemplo uma abordagem de uma psicologia da culpa, que não se aplica somente à maldade feita ao animal em si, mas aos outros seres humanos e a si mesmo, no final das contas. Outro conto de psicologia da culpa é O Coração Denunciador.

Tem um blog com um assunto bem interessante sobre psicologia da culpa

Resumindo o conto, porque não abordarei ele com afinco: Pluto é um gato preto pertencente ao nosso personagem "conturbado/problemático", que parecem serem grandes companheiros e cuja situação muda com o vício em bebidas alcoólicas, chegando inclusive a causar violência ao animal.

Essa associação ao gato negro e a violência ao mesmo remete desde práticas e cultos mágicos da antiguidade, como animais que representam o mal ou ligados à divindades negativas como bruxas, por exemplo. Até hoje em dia, conserva-se este pensamento dizendo que o gato preto é símbolo de azar, chegando a ter mortes desses animais em rituais perversos ou mesmo as pessoas sem escrúpulos que querem apenas uma justificativa absurda para praticar maldades.

Contudo, vale lembrar que Poe era um amante dos animais, em sua casa havia vários gatinhos, e realmente parece confuso e chato ler este conto, porque odeio violência à pessoa  e especialmente aos animais indefesos.


Vídeo Gato Negro- música do projeto Legado de una tragedia

https://www.youtube.com/watch?v=QzUpPSEOw6I

Sobre o Poema O Corvo

Vocês devem estar lembrados que ano passado fiz uma revista especial baseada na minha monografia né? Dê uma olhadinha se ainda não viu


A intertextualidade da música "Ravenheart" da banda Xandria e o poema "The Raven" de Edgar Allan Poe from Raquel Alves

Sempre confira no blog da Anna Costa e na página do facebook sobre o projeto 12 meses de Poe- ano II. 

Preste atenção nos links para se inscrever e participar


Até próximo mês com mais leituras de Poe!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários