#Resenha 11ª temporada de Arquivo X

4/04/2018 10:28:00 AM

Por fim, trago para vocês a resenha da 11ª temporada da série televisiva Arquivo X. Desta vez, foram 10 episódios (quatro a mais em relação a última temporada em 2016).
Resultado de imagem para 11ª temporada de arquivo x
Não faremos uma resenha explorando episódio por episódio, e sim, as tramas que ganharam destaque nessa jornada incrível, de uma das maiores séries da temática ufológica de todos os tempos.

É o discurso do Canceroso sobre verdade, poder e submissão que abre o episódio inicial: 
“Existe vida lá fora? Meu Deus do céu! Ao duvidar, não lhe falta a imaginação, mas também a nossa capacidade de reconhecer os limites de nossa tolice”, assim fala tal personagem.
Canceroso assume não ser um homem mal, e sim pragmático. É esclarecido que haverá o evento que culminará com a ameaça de um patogênico alienígena que colocará fim a parte da existência humana  [oriundo do último episódio da 10ª temporada], tratava-se de uma visão de William, suposto filho do casal Fox e Dana, visão essa compartilhada por sua mãe. Há um plano de colonização no espaço para determinado grupo de humanos escolhidos.

Resultado de imagem para arquivo x willam 2018Contudo, o garoto William não passava de um experimento híbrido, filho do Canceroso (e não de Mulder), oriundo de um programa de eugenia. 

Há também um alerta para as questões relacionadas entre o homem e a tecnologia, no que diz respeito às formas de uma insistência em viver neste mundo de forma eterna. Realidade, ilusão, inteligência artificial, controle mental, a inutilidade do homem, o vazio de sua existência, lembranças, memória coletiva, são outros dos temas desenvolvidos, cada um deles defendendo sua forma de enxergar, elaborar e comungar a verdade. 

Um desses alertas está no episódio em que é feito o upload da mente de Langly, um dos amigos de Mulder e pertencentes ao Grupo Pistoleiros Solitários. Vale lembrar que o mesmo fora morto em uma epidemia de um vírus alienígena. A imagem do amigo no celular de Mulder, perguntando se o mesmo "estava realmente morto", o conduz, junto com Dana, a investigar este fato, sendo isso, o estopim para que uma agência secreta (que tem mais poder que o FBI) ponha em risco a vida do casa.

Este fato expõe um plano de um grupo de poderosos prestes a escapar do apocalipse humano: várias mentes de pessoas importantes no cenário político, econômico, da ciência e ademais, são feitas reféns em um mundo virtual e aparentemente eterno, onde essa suposta imortalidade tem um preço alto demais para aqueles que sempre lutaram pela verdade e liberdade, no exemplo da figura de Langly.

Resultado de imagem para arquivo x Langly 2018

Outro episódio que alerta os perigos da tecnologias e seu domínio sob o homem, mostra como, não no futuro, mas no nosso presente, as pessoas são substituídas cada vez mais por máquinas. Os nossos telefones celulares informam nossos segredos, quem somos, onde estamos, o que gostamos e não gostamos, e isso serve para que sejamos monitorados, vigiados, domesticados por qualquer espécie de Inteligência Artificial, que desperte o desejo de dominar os humanos. A fala do narrador no início do episódio é enfática ao dizer que:

"Os humanos devem ter cuidado em ensinar a IA ou nós seremos um dia deletados!"
"Temos que ser melhores professores", fala Mulder, ao perceber o quanto que as máquinas imitam seus professores, ou seja, os humanos, no ápice de suas piores características, com a finalidade de poder e dominação, não importando nenhum senso, moral, etc. 

As visões apocalípticas de William, das quais Scully também é capaz de enxergar, faz com que o garoto seja constantemente perseguido. 

"A morte vai caçá-lo", é a fala de Mulder que abre o décimo episódio (season finale). 

Este, marca o encerramento de um ciclo e o início de outro, onde novas verdades podem conduzir o ser humano em um caminho de esperança, mesmo no caótico e ameaçador cenário distópico que está se tornando o mundo, a partir da morte do Canceroso (pelas mãos de Mulder), a suposta morte de William, e o anúncio de um milagre: a gravidez de Dana Scully.   
Resultado de imagem para 11ª temporada de arquivo x

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários