Perfil do Repórter Esportivo Neudson Rodrigues

10/25/2013 09:30:00 AM



Por: Raquel Alves
            Ernesto Neudson Silva Rodrigues, mais conhecido como “Baiano” é o repórter esportivo do programa da Rádio Progresso Esporte Total. Natural de Juazeiro do Norte, há muitos anos saiu de sua cidade natal para morar em Salvador, com as esperanças de se tornar uma estrela do futebol. “Lá eu fui tentar ser jogador. Fui fazer um teste no Vitória, mas não deu certo. Acabei desistindo.”
            Dezessete anos depois, Neudson retorna a terra de Meu Padim Ciço, e fica conhecido dentro do campo do profissional do rádio por “Baiano”, em virtude de ter morado uma boa parte de sua vida em Salvador.
            Seu envolvimento com o futebol é um “caso” antigo. Nos ano 90, juntamente com seus amigos, criou uma torcida organizada do time juazeirense Icasa, e de lá pra cá, sempre acompanhou os passos do “Verdão do Cariri”.
            Neudson afirma que o futebol e o rádio são suas duas paixões. “Eu sempre gostei de rádio, tanto que eu ouvia bastante e essa vivência no futebol contribuiu muito para que eu chegasse a trabalhar nesse ramo hoje. Trabalhei em uma rádio comunitária e na Juazeiro FM, antes mesmo de ter feito o curso de radialista. E quanto ao time de futebol, eu torço Flamengo, mas meu time realmente do coração, que eu amo de verdade, é o Icasa.”
            Em 2009, Neudson decidiu fazer o curso de radialistas, realizado pelo Sindicato dos Radialistas do Estado do Ceará. “O curso me qualificou, me habilitou de forma legal a exercer a profissão.” Atualmente também terminou o curso de Educação Física pela Faculdade Leão Sampaio.
            Há cinco anos, Neudson Rodrigues trabalha como repórter esportivo e há quatros anos está na rádio Progresso participando de segunda a sexta, do programa Esporte Total, dividindo a mesa com o comentarista esportivo Dr. Josival e o narrador esportivo Ciceroney Barbosa de Souza. O lema do programa é “Diretamente dos estúdios da emissora do povo, a Casa da Liderança Esportiva.”
            O repórter esportivo explica a razão de sua profissão: “Nós somos os intermediários pra levar até os torcedores, que é o nosso público ouvinte, as informações inerentes aos nossos clubes que disputam os campeonatos. Temos acesso livre aos treinamentos, com a diretoria, com o assessor de imprensa. Apesar de facilitar as informações do dia a dia, o importante mesmo é a vivência em si, você está dentro do negócio, isso facilita bastante e você se torna um bom profissional. Eu me sinto realizado na profissão que eu exerço agora, como repórter esportivo.”
            No início de sua vida profissional no rádio, enfrentou dificuldades com todo iniciante, mas a frase que tem em mente e que serve de inspiração e força para sempre batalhar e seguir em frente, é que “tudo é prática: a cada dia você vai aprendendo algo a mais, vai ganhando mais experiência, se qualificando, se aprimorando e isso chega a um ponto que você já faz o seu trabalho na maior tranqüilidade do mundo porque a vivência te ensina também”.
            Baiano tem seu estilo próprio e sua filosofia de trabalho, incorporando apenas as novas aprendizagens que adquire a cada ano de experiência no rádio. Um ídolo do meio radiofônico que inspira Neudson é o Fabiano Rodrigues: “Ele não trabalha mais como repórter no rádio agora, e sim na televisão, mas era um cara que realmente eu escutava muito seu programa quando eu era criança, e eu me inspirei nele. Admirava muito o trabalho dele e até hoje admiro.”
            Um dos jogos mais emocionantes que já presenciou em sua vida, durante 23 anos que acompanha o time do Icasa, foi o do último dia 15 de outubro, no estádio do Romeirão, no qual a equipe juazeirense jogou com um dos maiores times paulistas, o Palmeiras, ganhando do adversário.
            E por fim, Neudson teceu elogios ao cenário atual da região do Cariri, de profissionais do rádio, voltados ao departamento esportivo: “Temos grandes profissionais na crônica esportiva, que não deixa nada a desejar dos profissionais fora do estado.”
           


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários