Alyson Noel - Everlasting

4/20/2015 10:14:00 AM

Everlasting (Infinito) é o último livro da série Os Imortais de Alyson Noel, que narra a a história da jovem Ever que é ressuscitada por Damen, logo após um trágico acidente de carro que culmina com a morte de sua família, graças ao poderoso elixir alquímico por Damen desenvolvido há mais de 600 anos atrás.
Ever desperta com poderes místicos e sobrenaturais e ao longo dos livros, procura quebrar a maldição que impede a união do seu dna com o do seu amado Damen, uma espécie de efeito colateral de ser imortal, e consequentemente, ter buscado essa imortalidade de uma maneira contrária aos princípios da verdadeira natureza.

Guiada por Lótus (personagem que aparece no livro antecessor Estrela da Noite)e por seus próprios instintos de descobrir o verdadeiro dever de sua reencarnação (a essência da história é interessante porque tem uma forte veia espírita, de que uma pessoa pode voltar reencarnada para que este ser possa evoluir espiritualmente ou terminar uma obra inacabada, o que acontece com Ever, em sua primeira vinda a Terra com o nome de Adelina), Ever parte para locais sombrios de Summerland, um lugar místico e espiritual, em uma jornada em busca da verdadeira imortalidade: a da alma, que é representada através da colheita e da degustação do fruto da Árvore da Vida.
Resultado de imagem para árvore da vida
Na bíblia cristã e judaica, esta árvore é aquela que dar a imortalidade aos Anjos Celestes... Eva e Adão comeram do fruto da Árvore do Conhecimento... no mangá/série Neon Genesis Evangelion tem muita discussão religiosa/filosófica sobre essa árvore e a mitologia judaico-cristã... em religiões pagãs, há várias referentes a esta árvore também, representando geralmente a entidade conhecida como Deusa-Mãe... na história dos babilônicos, egípcios,  celtas, fenícios, sírios, persas, gregos, sicilianos, maias, aztecas, javaneses, japoneses, chineses e indianos... Contudo o viés explorado no livro tem haver com a Cabala
Resultado de imagem para lótus
Outro símbolo místico na história é a personagem como o nome Lótus. O nome em si, evoca uma carga simbólica extrema e intrigante: (http://www.significados.com.br/flor-de-lotus/)

No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.
No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.
É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Diz a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam.
Lótus Branca: está relacionada com a perfeição do espírito e da mente,  estado de pureza total e natureza imaculada. Normalmente é representada com 8 pétalas.

Assim que tem que completar sua jornada, Lótus deposita na mão de Ever duas flores de lótus, que podem ter os significados acima descritos e finalizar o equilíbrio de vidas/carmas/dificuldades enfrentadas por Ever e Damen na consolidação de um amor "amaldiçoado". 
Resultado de imagem para OuroborosResultado de imagem para Ouroboros
E por fim, outro símbolo místico e alquímico é o ouroboros, que é representado por um dragão ou uma serpente engolindo ou mordendo o próprio rabo. Esse é o colar protetor que a personagem Ava entrega para Ever, como também é um das tatuagens do rapaz chamado Jude. Simboliza a eternidade, continuidade, evolução, auto-fecundação.

Bem, vamos deixar cada um interpretar do jeito que quiser hahaha.

Será que Damen e Ever entenderão o verdadeiro significado de ser imortal? O universo deixará de conspirar e enfim, o casal poderá ser feliz?

 Fica a dica ;)


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários