Capítulo 5: Educação

8/19/2015 10:01:00 AM

É complicado você educar os jovens hoje em dia. É inegável que temos um sistema educacional decadente, que em vez de procurar soluções para o problema (que já ultrapassa dimensões gigantescas), acha melhor procurar culpados, quando realmente todos temos a nossa parcela de culpa. 

A começar pela família, que acha que a educação tem que partir da escola e vice versa. É claro que cada família é uma família, tem suas dificuldades, seus desafios diários, mas deve compreender as responsabilidades de gerar um filho. Família e escola são ambientes diferentes, mas que deveriam agregar o mesmo tipo de educação voltada para uma consciência maior do papel de cidadão desempenhado por uma juventude que não tem bons exemplos como referência.

Basta nos atentarmos ao tipo de educação que os jovens absorvem: parte dela, vem do meio televisivo, de redes sociais, que é pura ostentação. Os tipos propagados como ídolos dos jovens são aqueles que mal terminaram os estudos, só exploram a questão da sexualidade, da ostentação como a verdadeira ascensão pessoal, enquanto os verdadeiros bons valores são esquecidos. Muitas vezes há a propagação da violência, de superioridade, de preconceito, etc....

Chega a ser decepcionante pra quem sonhava em pelo menos contribuir um pouco na educação de alguém, se deparar com este desafio e ser incapaz de ter forças psicológicas para enfrentar uma sala de aula. Eu realmente experimentei uma vivência, na qual pude perceber que pouquíssimas pessoas realmente querem um futuro melhor. Outras estão conformadas com sua própria incapacidade de se dedicar a aprender e conformadas ainda com o destino que lhe esperam... Pra quem estuda está difícil viver, imagina pra quem não quer nada. 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários