Filme “A Rainha”

8/27/2015 09:57:00 AM

Resultado de imagem para Filme “A Rainha”
*texto que fiz quando cursei Jornalismo

Francisca Raquel Queiroz Alves Rocha[1]

            O filme em questão trata de como os membros da família real, do governo e pessoas comuns, se portaram diante da morte da princesa Diana, mostra a maneira com a mídia tratou o caso (sempre valendo–se do sensacionalismo) e como a intervenção do então ministro Tony Blair possibilitou a aproximação entre a família real e o povo.          

       As relações entre a Rainha e alguns membros da família real com a princesa Diana era de profundo desprezo e preconceito, visto a classe social a qual Diana pertencia. Nem mesmo com a sua morte, a Rainha deixou de lado certos preconceitos, já que a mesma nutria um ódio muito grande por Diana, já que ela havia conquistado o amor de todo mundo, com seus programas sociais para ajudar vítimas da Aids, e tantos outro que fizeram com que os laços populares de Diana só aumentasse.

            Percebe–se que a imprensa tornou a morte de Diana, um espetáculo, o que nos remota a certas noções e discussões do texto referente a “Informação como mercadoria”, na qual a notícia se transforma em espetáculo, em virtude de obter mais audiência e os telejornais se transformam em verdadeiros “shows de sensacionalismo”.


            O ministro Tony Blair nota que a atitude da Rainha de não aceitar quebrar certos protocolos reais para o funeral da princesa (que não tinha sangue azul e não podia seguir certos rituais destinados a realeza) poderia causar uma certa frustração perante a população, que gostaria de se despedir pela última vez da “Princesa do Povo”.

            A morte da princesa Diana causou uma comoção mundial, pois direto ou indiretamente, as pessoas se sentiram atingidas pela perda de uma pessoa que procurou sempre fazer o bem, independente dos escândalos de sua vida pessoal, que culminaram com uma perseguição de paparazzis que resultou em sua morte.





[1] Aluna do 2º semestre do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará– UFC.


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários